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BID e MInfra irão investir US$ 450 mil no desenvolvimento de projetos ferroviários no Brasil

Um dos projetos ferroviários da parceria entre o BID e MInfra foi aprovado pelo Ibama para instalação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

Um dos projetos ferroviários da parceria entre o BID e MInfra foi aprovado pelo Ibama para instalação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

 

O Ministério da Infraestrutura – Minfra e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID assinaram um acordo de cooperação técnica para apoiar o desenvolvimento de projetos ferroviários. Ao todo, serão destinados US$ 450 mil para melhorar o modal ferroviário no Brasil. Pelos termos assinados no contrato, serão desenvolvidos instrumentos para a análise preliminar de projetos, a fim de estimular a otimização e melhorias no sistema de transporte ferroviário. Com a modernização dos ativos, espera-se atrair mais a atenção dos investidores.

O projeto irá investir US$ 450.000, que também inclui a análise de outros instrumentos financeiros para promover projetos ferroviários de infraestrutura greenfield e brownfield. Além disso, inclui a análise das necessidades existentes de pesquisa e avaliação de risco da sustentabilidade socioeconômica dos sistemas instalados, pesquisa sobre o impacto dos projetos de transporte ferroviário de mercadorias ou passageiros, revisão das regulamentações federais, workshops e eventos para promover a troca de experiências.

Morgan Doyle, o representante do BID no Brasil, disse que “Queremos ajudar o Brasil a fazer mais com menos e sabemos que o setor ferroviário pode não somente impulsionar a economia, gerando empregos e reduzindo custos logísticos, mas também contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa”.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ??(Ibama) concedeu licença para a instalação da Ferrovia Integrada Centro-Oeste (FICO). Portanto, do ponto de vista da proteção ambiental, esses projetos podem começar já no próximo ano. A extensão é de 383 quilômetros ligará o Vale do Araguaia, região produtiva e em desenvolvimento do Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, que facilitará o escoamento da safra para Santos (SP), Itaqui (MA) e futuramente Ilhéus (BA).

Fonte: Clique Petróleo e Gás

13/10/2020

 

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