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BYD Brasil e KWfleet implantam modelo de negócio inédito com veículos 100% elétricos

150 vans foram compradas para o novo sistema que viabiliza a entrada de frotas verdes no mercado

150 vans foram compradas para o novo sistema que viabiliza a entrada de frotas verdes no mercado

Um novo modelo de negócio idealizado pela locadora de veículos elétricos KWFleet em parceria com a BYD Brasil está viabilizando a entrada de frotas verdes 100% elétricas no mercado de transporte de cargas leves e de caminhões de entregas urbanas no Brasil. O sistema é baseado na locação de frotas e engloba todas as etapas e custos da operação como:  a geração da energia, abastecimento, capacitação do motorista, manutenção e otimização das frotas.

Todo este pacote faz com que a locação das frotas elétricas fique 20% mais produtiva que a de um veículo a combustão. Alguns fatores contribuem para este índice ousado, como a previsibilidade dos custos (não estando submetido a variação do preço do combustível); ser isento do sistema de rodízio (SP); demandar pouca manutenção e acima de tudo ter o custo de abastecimento equivalente a apenas 18% de um similar a diesel. Grandes empresas no mundo também começam a despertar para as vantagens do elétrico. Esta semana a Budweiser dos EUA anunciou a compra de 21 caminhões cavalos mecânicos extra pesados da BYD, comumente chamado de Semi Truck Classe 8.

No Brasil já estão disponíveis dentro deste sistema de locação 150 vans BYD eT3 e-delivery de entregas urbanas. A geração da energia para o abastecimento dos carros, virá, já a partir do próximo ano, de uma fazenda de energia fotovoltaica da GD Solar, que possui uma JV- Joint Venture com a KWfleet.  Com isso, para a KWfleet, o custo com abastecimento de sua frota equivale a apenas 18% do gasto que teria com um similar a Diesel. A economia com o gasto no abastecimento dos elétricos vem chamando a atenção do mercado: equivale em média a ¼ do valor gasto com um veículo a combustão.

O número de 150 vans ainda soa pequeno diante do mercado à combustão, mas é expressivo se imaginarmos que no mundo apenas a China está à frente do Brasil. Os planos da locadora KWfleet com a BYD Brasil são ousados e a expectativa da empresa é ter até 2023 uma frota de 5 mil veículos elétricos entre vans, caminhões e carros. “O empresário de hoje tem uma preocupação sustentável e, mesmo ainda sendo cerca de 50% mais caro que um veículo convencional, a locação deste veículo por uma empresa a médio prazo já se viabiliza economicamente e se torna vantajosa a partir da metade do contrato”, afirma o CEO da empresa, Luiz Carlos Magalhães. A locadora já fechou contrato com algumas empresas como DHL (que fornece para diversas multinacionais), Carbono Zero, Heineken com a marca Eisenbahn, entre outras.

Segundo Magalhães, a utilização do elétrico é vantajosa sob diversos aspectos. “Num contrato dessa natureza conseguimos oferecer um modelo em que está tudo incluído em uma única nota fiscal de serviços. Desde a manutenção, documentação, treinamento do funcionário até os custos com infraestrutura de carregamento e o próprio abastecimento de energia no eletro postos. Neste novo modelo o empresário tem previsibilidade, algo impensável hoje em dia nos veículos a combustão”. Outro destaque da utilização deste veículo em São Paulo, por exemplo, é que ele é isento de rodízio e pode circular livremente. “Isso para quem aluga é uma vantagem competitiva. O empresário ganha com mais produtividade com a frota”, completa Magalhães.

A van elétrica BYD eT3 e-delivery tem até 300km de autonomia e têm sido utilizada para serviços de entregas urbanas, carga seca ou refrigerada, atacado, resíduos de serviços de saúde e monitoramento de rodovias. Além de ter a maior eficiência energética do mercado, a Van BYD eT3 e-delivery, também possui a vantagem de realizar recarga rápida de 20% a 80% da bateria do veículo em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de autonomia. Isso só é possível graças ao Battery Management System Premium (BMS), desenvolvido pela BYD.

“O mercado está buscando soluções sustentáveis, mas que sejam ao mesmo tempo viáveis economicamente, não basta ser verde se não for possível agregar ganhos financeiros para a operação. Com essa van conseguimos entregar um desempenho ainda melhor que as opções ‘tradicionais’ à combustão. Em todos os quesitos a van eT3 e-delivery tem sido insuperável.  O retorno das empresas é excelente”, conta Carlos Roma, Diretor de Vendas da BYD do Brasil.

Outro destaque da van BYD eT3- e-delivery é o conforto para o motorista, que passa a contar com um carro totalmente automático, ergonômico, silencioso e com ar condicionado digital.

VANTAGENS E DIFERENCIAIS DA NOVA VAN BYD eT3 e-delivery

•         Zero emissão de gases poluentes;

•         Super silenciosa

•         Carga rápida;

•         Até 300 km de autonomia;

•         Torque inigualável na categoria: 180 Nm a zero rpm, sem embreagem, sem conversor de torque, alta disponibilidade, para                 as operações de carga mais severas;

•         720 kg de capacidade de carga;

•         Volume de carga 3.300 litros

•         Freios Regenerativos (tipo KERS) que permite dirigir a maior parte do tempo apenas com o acelerador – One Pedal Drive;

•         Transmissão automática.

Fonte: Imprensa BYD

24/10/2019

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