Experiência e Expertise:
É disso que sua empresa precisa na hora de se comunicar bem com o mercado.

  • Fornecimento de Conteúdo Editorial
  • Desenvolvimento de Projetos
  • Pesquisa de Mercado
  • Material Impresso
  • Campanhas Publicitárias
  • Criação de Identidade Visual

IV Simpósio de Engenharia Ferroviária

IV Simposio Ferrov

O Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária. Inicialmente, a UNICAMP, o IFSP e a UFES propuseram que o evento fosse realizado. Desde o início, a proposta foi que esse encontro tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensada como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário.

Em seu primeiro ano, em 2017, o foco foi apresentar trabalhos desenvolvidos dentro da Cátedra Roda-Trilho, rede de pesquisa criada e mantida pela VALE S.A., para estudar problemas tais como minimização de falhas, novos materiais, aprimoramento dos processos de fabricação, desgaste, esforços dinâmicos no contato, shakedown entre outros. Também foram apresentadas trabalhos desenvolvidos pela Engenharia da VALE e seus resultados. O tema principal foi “Avanços Tecnológicos e Perspectivas para o Desenvolvimento de Material Rodante”, e a palestra inaugural foi ministrada pela Dra. Denile Boer, com o tema “Mecanismos de Financiamento à Pesquisa Ferroviária na VALE”.

Já na sua edição de 2018, o Simpósio teve como foco “Interação Veículo-Via” e incluiu pesquisas que tratavam da dinâmica veicular, além dos conteúdos ligados à Cátedra Roda-trilho. A palestra inaugural foi ministrada pelo Eng. Jorge Fernandes, da VALE, com foco nas “Parcerias Interinstitucionais para o Desenvolvimento de Pesquisas”. A partir desse ano, o Simpósio passou a ser organizado também pela POLI-USP.​

Na última edição, em 2019, a UNISANTA e a UFJF uniram-se à comissão organizadora. O III Simpósio foi também patrocinado pela Rumo, além da já tradicional parceria com a Vale e, assim, o evento reuniu no palco duas das maiores concessionárias de transporte de carga sobre trilhos do país. Foram apresentados mais resultados da Cátedra Roda-Trilho, os primeiros estudos da Cátedra de Vagões e a apresentação da Cátedra Under Rail, que investigará fenômenos ligados à infra e à superestrutura de via permanente. Adalto Caldara, Gerente de Inovação e Tecnologia na Vale com forte histórico em ferrovias, fez as honras da palestra inaugural.

Em todas as edições tivemos casa cheia durante todo o dia, palestras estimulantes, discussões técnicas e oportunidade de conversar com colegas com vivências bastante diferentes, trocando experiências e fazendo juntos planos para aprimorar a qualidade do transporte ferroviário no país. Dessa mesma maneira, o Simpósio de Engenharia Ferroviária chega a sua quarta edição em 2020. Este ano, teremos um evento de dois dias, atendendo aos pedidos dos participantes das edições anteriores; contaremos com a participação da MRS no rol de patrocinadores principais e preparamos mais algumas surpresas que serão confirmadas nos próximos meses.

Sejam bem-vindos!

Comitê Organizador do SEF 2020

UNISANTA

UFJF

POLI/USP

IFSP

UFES

UNICAMP

Apoio: ANTF

Fonte: Imprensa ANTF

08/10/202

Compartilhe...Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this page