Experiência e Expertise:
É disso que sua empresa precisa na hora de se comunicar bem com o mercado.

  • Fornecimento de Conteúdo Editorial
  • Desenvolvimento de Projetos
  • Pesquisa de Mercado
  • Material Impresso
  • Campanhas Publicitárias
  • Criação de Identidade Visual

Sistemas de automação de processos industriais

logo abnt - diversas

Foi publicada em setembro, a norma ABNT NBR IEC 62381 – Sistemas de automação de processos industriais – Testes de aceitação em fábrica (TAF), testes de aceitação em campo (TAC) e testes de integração em campo (TIC).

Esta norma define os procedimentos e especificações para os testes de aceitação em fábrica (TAF), testes de aceitação em campo (TAC) e os testes de integração em campo (TIC). Estes testes são realizados para demonstrar que o sistema de automação está de acordo com as especificações técnicas.

Pode ser verificada na indústria de processo a existência de uma crescente tendência na redução do período de tempo para a execução da etapa de projeto. Ao mesmo tempo, a complexidade dos sistemas de automação está aumentando, devido ao aumento da quantidade de sistemas conectados, bem como pela utilização de novas tecnologias, como os sistemas com redes de comunicação de campo (Fieldbus).

A experiência tem mostrado que os proprietários, as empresas contratadas e as empresas fornecedoras de sistemas de automação têm feito grandes discussões entre si para a definição, de forma clara, do escopo de suas atividades e de suas responsabilidades, a fim de atingir o prazo especificado de fornecimento e a aceitação dos sistemas de automação.

Esta Norma é destinada à obtenção de melhoria e aceleração da fase de negociação sobre um sistema de automação e a um entendimento mútuo sobre o escopo das atividades de cada uma das partes envolvidas nesta negociação.

Nesta nova norma técnica brasileira, inédita na normalização nacional, o termo “teste” foi utilizado em vez do termo “ensaio”, em função da realidade de sua aplicação prática, consolidada e consagrada ao longo do tempo no Brasil, por parte das empresas, entidades, associações e profissionais brasileiros envolvidos com as atividades de execução e supervisão de TAF, TAC e TIC.

A Comissão de Estudo de Sistemas e Componentes para Medição -  Controle e Automação de Processos Industriais (CE 003:0065.001), é a responsável pela elaboração e adoção desta Norma.

A respectiva norma internacional IEC 62381:2012 (Ed. 2.0) foi elaborada pelo Technical Committee Industrial-process measurement, control and automation (IEC/TC 65), Subcommittee Devices and integration in enterprise systems (SC

65 E). O Brasil é um país Participante (“P”) do ISO TC 65 da IEC, com direitos e deveres com relação à elaboração, aperfeiçoamento e votação das respectivas normas internacionais.

Vale ressaltar que esta norma serve como uma das bases para o sistema de certificação de competências pessoais de inspetores de sistemas de automação de processo e de elétrica, elaborado em conjunto entre Senai e Petrobras.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Fonte: Imprensa ABNT

15/10/2019

Compartilhe...Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this page